15 de dezembro de 2013 | 16h17
Morreu na noite de sábado, dia 14, o Coronel da Reserva da Polícia Militar Luiz Nakaharada, um dos oficiais envolvidos no Massacre do Carandiru. Segundo informações da PM, o coronel sofreu infarto na sua residência às 23h56.
Ele sofria de problemas cardíacos e era aposentado desde 2009. O velório aconteceu no Cemitério Gethsêmani e o enterro estava marcado para às 16h.
Em 1992, quando a polícia invadiu o presídio do Carandiru, Nakaharada era do 3.° Batalhão de Choque. Além disso, era o oficial mais graduado depois do Coronel Ubiratan Guimarães - comandante geral da operação, morto em 2006.
Nakaharada aguardava julgamento. A ele são imputadas 5 das 78 mortes no segundo andar do Pavilhão 9. O coronel era o único acusado individualmente pelo Ministério Público Estadual no massacre. O julgamento dele era previsto para a quinta e última etapa do julgamento.
Oficialmente, 111 presos foram mortos no Carandiru. A antiga Casa de Detenção de São Paulo ficava na zona norte da capital paulista e foi demolida em 2002.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.