
03 de novembro de 2011 | 03h14
SÃO PAULO - Quatro contrabandistas foram detidos pela Polícia Militar (PM), por volta das 21 horas de quarta-feira, 2, portando pelo menos 1.800 celulares e R$ 4.700 em dinheiro, na Vila Maria Baixa, na zona norte de São Paulo.
Três dos criminosos ocupavam uma picape Montana preta. O soldado da PM Douglas Rodrigues, que participou da ocorrência, contou que "quando a viatura virou em uma esquina, o carro parou e mudou sua direção. Achamos a atitude suspeita e fizemos a abordagem". A picape foi parada na Rua José Carlos Michelon, próximo ao quilômetro 231 da Rodovia Presidente Dutra, e nela estavam os celulares, sem nota fiscal.
O quarto detido é irmão de um dos três que estavam na Montana e chegou ao local, minutos depois, com o dinheiro, ao volante de um Fiat Pálio Weekend prata. Rodrigues disse que a picape e o Fiat provavelmente estavam em um comboio formado por mais dois veículos, e que somente o condutor do Fiat, ao perceber a abordagem feita à picape onde estava seu irmão, resolveu fazer voltar para tentar ajudá-lo. Ele também foi detido para explicar a origem do dinheiro.
Os celulares estavam guardados em caixas, nas quais haviam palavras escritas em Mandarim. O galpão onde a carga supostamente ficou armazenada está localizado no Jardim Andaraí, bairro vizinho à Vila Maria Baixa, mas a PM não achou o imóvel. Os celulares, segundo o quarteto detido, seriam distribuídos no comércio da Liberdade, região central da capital.
Pelos indícios de os telefones terem sido contrabandeados da China, o caso foi encaminhado à sede da Superintendência da Polícia Federal (PF), na Lapa, zona oeste. Os presos devem ser autuados por contrabando e descaminho.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.