JB Neto/AE
JB Neto/AE

Contra abandono, um 'test-drive' de cães e gatos

Promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses, Festa de Adoção permitirá amanhã aos interessados passear antes com os animais

Edison Veiga, O Estado de S.Paulo

27 de maio de 2011 | 00h00

Quer um cão ou um gato de estimação? Uma boa pedida é aparecer no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) amanhã. Cerca de 350 animais estarão à disposição na Festa de Adoção, evento promovido de tempos em tempos pelo órgão. Desta vez, com uma novidade: o test-dog, uma espécie de test-drive para que a família interessada no bicho veja se rola afinidade. Trata-se de um passeio, com o cãozinho, pelas dependências do CCZ.

"Temos preocupação grande em fazer com que o processo de adoção vá além do momento de impulso. A possibilidade de o candidato ter contato além dos canis, passear com o cão, vendo se ele pula, se é brincalhão, vai diminuir o número de abandonos", acredita a veterinária Ana Claudia Furlan Mori, gerente do CCZ.

Os animais disponíveis para adoção são, na maioria, vira-latas. Foram parar no CCZ geralmente por abandono ou denúncia de maus tratos. Lá, receberam vacinas e vermífugos, foram castrados, microchipados e ganharam RGA (o RG animal). Por isso, a adoção não é gratuita - há uma taxa de R$ 15,25 para bancar esses gastos.

Interessados em levar um bichinho para casa precisam ir munidos de coleira (para cães) ou caixa de transporte (para gatos), além de documentos pessoais e comprovante de residência. E recebem orientações de funcionários do CCZ.

Embora o evento incentive adoções, as mesmas podem ser feitas em qualquer dia, de segunda a sábado. Basta procurar o CCZ. "É o único jeito de os animais saírem daqui e liberarmos vagas para outros cães e gatos abandonados", explica Ana Claudia. "Estamos sempre operando na capacidade máxima."

Recorde. Em maio de 2010, 1.560 pessoas se interessaram em levar para casa os 31 filhotes de cães e gatos de raça apreendidos em blitze contra comércio ilegal de animais. A concorrência - 50,32 candidatos por bicho - foi maior que em vestibulares. Na ocasião, houve duro processo seletivo, com sorteio e entrevista, para levar o animalzinho. Foi um recorde de procura. Em geral, as feiras do CCZ costumam atrair cerca de 30 interessados - com média de oito bichos adotados.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.