
27 de novembro de 2014 | 12h13
O Museu da Cidade respira São Paulo. As sedes da instituição por si só já fazem parte do acervo, que propõe revelar a história de quatro séculos e meio da metrópole. No Morumbi, a Capela e a Casa do Sertanista se abrem para uma viagem no tempo.
A primeira, uma igreja construída na antiga Fazenda do Morumby, onde nasceu o bairro, foi propriedade privada até 1975, quando passou a ser patrimônio histórico. Aberta desde 1980 para visitação, é um centro para pequenas exposições e destaca-se por possuir um afresco pintado pela pernambucana Lucia Suanê nos anos 40, durante reestruturação arquitetônica, representando o batismo de Cristo.
#BairrosSP - Tudo sobre o Morumbi
Perto da Avenida Francisco Morato, a Casa do Sertanista também preserva em suas paredes traços históricos do Morumbi e da arquitetura brasileira do século XVII. Construída em taipa de pilão, a edificação obedece às características comuns das casas dos bandeiristas. O Museu do Sertanista funciona no local desde 1970 e abriga também o Núcleo de Cultura Indígena da União das Nações Indígenas. Como as demais instalações do Museu da Cidade, ambas recebem visitas educativas, que podem ser agendadas.
SERVIÇO
Capela do Morumbi
Av. Morumbi, 5.387
Informações: 3772-4301
Casa do Sertanista
Praça Dr. Enio Barbato, s/nº - Caxingui
São Paulo/SP - CEP 05517-040
Telefone: 3726-6348
Exposições de terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada franca
e-mail: museudacidade@prefeitura.sp.gov.br
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.