Werther Santana/ Estadão
Werther Santana/ Estadão

Confira o que abre e o que fecha na capital paulista no feriado de 12 de outubro

Alguns serviços terão horário de funcionamento alterado no feriado de Nossa Senhora Aparecida para atendimento ao público; rodízio estará suspenso na segunda-feira

Renata Okumura, O Estado de S.Paulo

09 de outubro de 2020 | 12h00
Atualizado 12 de outubro de 2020 | 08h11

SÃO PAULO - Em razão do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, comemorado nesta segunda-feira, 12, alguns serviços ficarão fechados em todo o País, como os bancos e os Correios. O rodízio municipal de veículos também estará suspenso na capital paulista.

Este é mais um feriado que ocorre em meio a pandemia do novo coronavírus e, por isso, as orientações sobre cuidados com aglomerações permanecem.  

Veja o que abre e o que não funciona no feriado do dia 12:

Rodízio

O rodízio municipal de veículos estará suspenso nesta segunda-feira, feriado de Nossa Senhora Aparecida, inclusive para veículos pesados (caminhões).

Por causa do feriado, também estarão liberadas as demais restrições existentes na cidade: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

O rodízio de veículos será retomado na terça-feira, 13, para placas finais 3 e 4.

Já o serviço de estacionamento rotativo (Zona Azul) irá operar conforme sinalização existente. Os horários de ativação estão dispostos nas placas de regulamentação de cada local.

SPTrans

No feriado de Nossa Senhora Aparecida, o atendimento será normal nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes (das 6h às 22h). Já as lojas Augusta, Metrô Jabaquara e Santana estarão fechadas, bem como o Posto Central da São Paulo Transporte (SPTrans).

A recarga do bilhete único também pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site. Após a compra dos créditos, é possível recarregar o cartão nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos coletivos.

A circulação dos ônibus na capital paulista no feriado será de 49% da frota operacional em relação aos dias úteis.

Parque urbanos, temáticos naturais e Unidades de Conservação do Estado de SP

As medidas de segurança continuam válidas e os protocolos, como uso de máscaras e distanciamento social, devem ser respeitados em parques urbanos, temáticos naturais e unidades de conservação que já retomaram a visitação pública de forma gradual na capital paulista e no Estado de São Paulo.

Estarão abertos também no feriado, conforme horários previamente determinados que constam no site.

Parques Municipais

Os parques municipais e naturais administrados pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) estarão fechados durante o feriado.

Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres

O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), que fica dentro do Parque Anhanguera estará aberto para casos de urgência, emergência e apreensões da GCM, das 8h às 12h.

No Parque Ibirapuera, a Divisão Técnica de Medicina Veterinária não funcionará.

A remoção de animais silvestres encontrados pela população pode ser feita pelo atendimento da Guarda Civil Ambiental, acionada pelo telefone 153.

Centros Esportivos

Todos os centros esportivos abrem normalmente, seguindo os protocolos de vigilância sanitária das 6h às 14h neste domingo, 11, e nesta segunda-feira. 

Detran.SP

Os postos de atendimento do Detran.SP estarão fechados em todo o Estado de São Paulo. O funcionamento voltará ao normal na terça-feira.

Poupatempo

Nesta segunda-feira, os postos do Poupatempo estarão fechados em todo o Estado de São Paulo, em razão do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. Na terça-feira, o atendimento será retomado no horário habitual de cada unidade.

Vale lembrar que o agendamento obrigatório para ser atendido pode ser feito pelo portal ou aplicativo Poupatempo Digital.

Banco do Povo

A unidade da Rua Boa Vista, centro da capital paulista, estará fechada. Em relação aos municípios, cada unidade obedecerá às determinações da sua cidade.

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Nos demais dias, o funcionamento não se altera.

"Internet banking, mobile banking, além de caixas eletrônicos podem ser utilizados para a maior parte das transações - como pagamento de contas, checagem de saldo e extrato, e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento", disse, em nota.

Correios

As agências dos Correios estarão fechadas nesta segunda-feira e abrem somente na terça-feira e demais dias da semana para atendimento ao público.

Fundação Pró-Sangue

Somente o Posto Clínicas que fica na Avenida Enéas Carvalho de Aguiar, 155, Cerqueira César, estará aberto das 8h às 17h.

Segundo a entidade, os demais postos abaixo permanecem fechados nesta segunda-feira:

  • Posto Regional de Osasco

    Rua Ari Barroso, 355 - Presidente Altino - Osasco

  • Posto Barueri

    Rua Angela Mirella, 354 Térreo - Jd. Barueri - Barueri

  • Posto Mandaqui

    Rua Voluntários da Pátria, 4227 - Mandaqui - Capital paulista

  • Posto Stella Maris

    Rua Maria Cândida Pereira, 568 - Itapegica - Guarulhos

  • Posto Dante Pazzanese

    Avenida Dr. Dante Pazzanese, 500 - Ibirapuera - Capital paulista

  • Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT)

    Permanece fechado na segunda-feira.

A Fundação Pró-Sangue alerta para o baixo estoque de sangue e a importância da doação de sangue. "Os estoques dos tipos sanguíneos O+ e O-, e B+ e B- estão críticos. Já os tipos A+ e A- estão em alerta, e os grupos AB+ e AB- estão estáveis. Entre janeiro e setembro deste ano, as doações caíram cerca de 6% em comparação com o mesmo período do ano passado, o que resultou em baixos estoques de sangue", disse, em nota.

A entidade orienta que o agendamento online seja feito pelo link.

Saúde 

Os hospitais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA) 24h e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionarão o dia todo, de forma ininterrupta.

As unidades AMA 12h atenderão na segunda-feira, das 7h às 19h. As AMA Especialidades, Ambulatórios de Especialidade (AE) e os Hospitais Dia, permanecem fechadas no feriado.

Assistência Social

Estarão abertos: Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), Centros de Acolhida, Serviço de Proteção e Atendimento a Situações de Calamidades Públicas e Emergências (CPAS) e Núcleos de convivência de população de rua.

Hospitais Veterinários

Os hospitais veterinários das zonas norte, leste e sul não atenderão nesta segunda-feira. Na terça-feira, o atendimento retorna com base nas medidas adotadas para reduzir as aglomerações e o risco de transmissão do novo coronavírus por meio do distanciamento social.

Abastecimento

Os mercados e sacolões da cidade de São Paulo terão horário de funcionamento alterado. Verificar com cada unidade. Já as feiras livres não funcionam de segunda-feira.

Ecopontos 

As unidades aos feriados funcionam das 6h às 18h.

Confira ainda como fica a temperatura

A segunda-feira segue quente na região sudeste do País. "O sol também predomina ao longo do dia, mas a umidade fica mais elevada", disse a Climatempo. Em grande parte do Estado de São Paulo não chove, inclusive na capital paulista e na região de Aparecida. 

Na cidade de São Paulo, a temperatura deve variar entre 14 e 27ºC.

Não chove também no Rio De Janeiro. Já entre o Espírito Santo, Minas Gerais e o norte e noroeste de SP, há expectativa de pancadas de chuva.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.