Como fazer para...Contratar um plano de saúde

1. O que devo fazer antes de contratá-lo?

, O Estado de S.Paulo

13 de julho de 2010 | 00h00

Pesquise os preços e os tipos de coberturas e analise suas necessidades e condições financeiras. Desconfie de vantagens exageradas ou de valores muito baixos e procure referências com conhecidos que já tenham esse plano e com alguns médicos que atendam por ele.

2. Que cuidados devo tomar antes de assinar o contrato?

Verifique nos órgãos de defesa do consumidor e na Agência Nacional da Saúde (ANS) se há reclamações contra a operadora. Veja se o plano tem registro e está ativo na ANS.

3. O que não pode faltar no contrato?

Ele deve ser redigido de forma clara, precisa, com destaque para as cláusulas restritivas. O conteúdo deve indicar: as condições de admissão, o início da vigência, os períodos de carência, os procedimentos médicos e hospitalares cobertos e excluídos, as condições para a suspensão ou rescisão, as franquias, a região geográfica de abrangência do plano, os critérios de reajuste e revisão das mensalidades e o número do certificado de registro da operadora.

4. Que documentos o consumidor deve guardar?

A via do contrato e todo o material publicitário, como folhetos, publicidade em jornais, revistas, etc., pois fazem parte do contrato e seu conteúdo deve ser cumprido.

FONTE: PROCON-SP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.