
30 de novembro de 2010 | 00h00
Ter segurança com turismo de aventura
1.
O que devo fazer antes de fechar um pacote?
Procure empresas credenciadas pela Embratur. Prefira as que participam do processo de avaliação de conformidade do Inmetro. O Ministério do Turismo criou o Projeto de Normalização e Certificação em Turismo de Aventura para identificar os aspectos críticos da operação responsável e segura dessa modalidade de turismo. Procure referências de quem já usou os serviços e desconfie de pacotes baratos.
2.
O que eu preciso saber
sobre o passeio?
Informe-se sobre o grau de dificuldade do roteiro e analise se suas condições físicas são compatíveis. Veja se há necessidade de atestado médico e curso preparatório. Verifique se o passeio será acompanhado por um guia experiente e pergunte o que levar, qual a alimentação adequada para a atividade e como se vestir.
3.
Como devo proceder com o contrato?
Leia-o com atenção e se certifique de que tudo o que foi combinado verbalmente está documentado de forma correta e clara. Deve constar ainda o uso de equipamentos de segurança credenciados por órgãos internacionais. Verifique se há referência aos treinamentos e às instruções e se há seguro incluído ou se ele é contratado à parte. As empresas devem informar sobre os riscos envolvidos na atividade, conforme as determinações do Código de Defesa do Consumidor.
Fonte: Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PRO TESTE)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.