Começa a valer hoje restrição a caminhões em áreas da zona sul

A Prefeitura de São Paulo começa a multar hoje os caminhões que circularem na Marginal do Pinheiros e nas Avenidas Jornalista Roberto Marinho, dos Bandeirantes e Afonso D"Escragnole, na zona sul da cidade, entre 5 e 21horas de segunda a sexta e das 10 às 14 horas aos sábados. Apenas os Veículos Urbanos de Cargas (VUCs) poderão circular nessas áreas, mesmo assim apenas fora do horário de pico.

Bruno Ribeiro, O Estado de S.Paulo

02 Setembro 2010 | 00h00

A restrição começou a ser testada há um mês, mas as multas de R$ 85, 12 só passarão a ser aplicadas agora. Segundo a Prefeitura, os caminhões devem usar o Trecho Sul do Rodoanel.

Para o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo (Setcesp), a zona sul será a região que mais sofrerá com a restrição. O presidente da entidade, Manoel Souza Lima Junior, diz estudar medidas judiciais para garantir a chegada a essa região. "A volta que teremos de dar (para chegar a Santo Amaro) passa por cidades como Diadema. Queremos que a restrição seja revista, liberando o tráfego das 10 às 16 horas."

Para o consultor de trânsito Sergio Ejzemberg, a Prefeitura acertou ao priorizar os VUCs, garantindo a fluidez das cargas com impacto menor no trânsito. A ressalva que faz é o prazo para a entrada em vigor da medida. "Não basta avisar os motoristas. É preciso comprar os VUCs."

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.