Com Tripoli à frente, Secretaria do Verde ganhará canil municipal

Sob o comando do vereador Roberto Tripoli (PV), a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente assumirá a responsabilidade inédita de desenvolver um programa direcionado à proteção e adoção de animais domésticos. A partir de 2013, o canil de cães e gatos da Prefeitura de São Paulo, que hoje é vinculado à Secretaria Municipal da Saúde e funciona dentro do Centro de Zoonoses, será transferido para a pasta do Verde.

O Estado de S.Paulo

28 Novembro 2012 | 02h04

O futuro secretário foi reeleito para seu sétimo mandato em outubro com a bandeira da defesa animal. Durante a campanha, Tripoli abusou de propagandas que ressaltavam a criação do primeiro Hospital Veterinário de São Paulo, defendido por ele na Câmara e negociado pessoalmente com o prefeito Gilberto Kassab (PSD). A estratégia deu certo. O vereador foi o mais votado na capital, com 132 mil votos.

Na prática, Tripoli terá a função de gerir todos os convênios firmados pela Prefeitura com organizações não governamentais (ONGs) que atuam na defesa dos animais. Parte delas recebe repasses municipais para abrigar animais temporariamente, quando a capacidade do canil chega ao limite. Hoje, há cerca de 400 vagas sob gestão da Saúde. A secretaria, no entanto, vai continuar responsável por toda a área de controle sanitário, como vacinação e castração de bichos apreendidos.

Em sua estreia no Executivo, o vereador terá pela frente ainda o desafio de moralizar a secretaria - seu antecessor, Eduardo Jorge, é acusado de improbidade administrativa por, entre outras coisas, manter o contrato da inspeção veicular.

Como titular da pasta, deve presidir ainda o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades). / D.Z. e A.F.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.