29 de maio de 2012 | 03h04
O trecho da Rua Vergueiro entre as Estações Paraíso e Ana Rosa do metrô, na zona sul, vai fazer parte de um projeto-piloto de arborização da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. A proposta é que, por meio de termo de cooperação, uma empresa privada se responsabilize pelo plantio de 123 árvores nas calçadas e canteiros e faça manutenção por três anos. Em troca, terá direito a publicidade ao longo da via.
O projeto foi publicada no Diário Oficial da Cidade no dia 24. As empresas têm até 29 de setembro para apresentar a proposta de cooperação. De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a Rua Vergueiro foi escolhida por ser uma via importante e "ainda não ter projeto de arborização". Além disso, a pasta afirma que as calçadas - que em alguns pontos têm cerca de 4 metros de largura e poucas árvores - "têm dimensões adequadas para o plantio de árvores sem afetar a acessibilidade e a circulação de pedestres".
A Prefeitura já definiu 16 espécies de mudas e o ponto exato onde cada uma deverá ser plantado. Na lista estão dez mudas de pau-brasil, 16 de verna - que tem flores alaranjadas - e ipês-roxo, amarelo e branco.
"A ideia é muito interessante, a cidade fica mais bonita. Minha única preocupação é com o vandalismo. Será que as mudas vão vingar?", comentou o comerciante Victor Sanchez.
Dono de uma ótica na Rua Vergueiro, ele e seus vizinhos plantaram, há 5 anos, seis árvores na calçada da via, entre as Ruas Aristides e Doutor José de Queirós Aranha. "Cresceram porque ficamos de olho e fizemos cercado", afirmou.
"Poderia ter mais árvores. Se eu pudesse me inscreveria, mas o trecho é longo e eu não teria condições de arcar com tudo e ainda fiscalizar", explicou o comerciante.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.