Rachel Schein/Divulgação
Rachel Schein/Divulgação

Coletivo urbano organiza eventos para 'ocupar' Largo da Batata

Festas de rua, feiras de artesanato, cinema ao ar livre, espaço para debates. Ocupações urbanas transformam a região com agenda de eventos

Gheisa Lessa, O Estado de S. Paulo

09 Dezembro 2014 | 17h42


 "A Batata precisa de você". Esse é o lema do grupo coletivo que tem transformado o Largo da Batata, área cinza de Pinheiros, na zona oeste da capital, em ponto de encontro para prática de atividades em grupo. A programação é heterogênea e já ocupa a região nos finais de semana com eventos que vão desde festas e cinema de rua até exposições e feiras de artesanatos.

“A ideia é ensinar que o espaço público é do povo e manter uma estrutura de estar é nossa responsabilidade”, conta a idealizadora do coletivo, a produtora cultural Laura Sorbral, de 29 anos. Frequentadora fiel do largo, Laura conta que acompanha o espaço desde que era estudante. “A praça demorou tanto para ficar pronta que, quando as obras terminaram, tornou-se um vazio de concreto.Eu passava por lá e percebia o desperdício que era a região estar passando por um processo de ocupação predatório urbano. O Largo da Batata tem um perfil incrivelmente heterogêneo de frequentadores, com forte potencial comercial, e está ameaçado porque a região começou a ser elitizada”, conta.

Diante de sua insatisfação, a produtora cultural alugou uma casa em uma das ruas que permeia o largo e deu início ao coletivo A Batata Precisa de você. O grupo atua desde janeiro deste ano com uma agenda compartilhada online em que “qualquer um coloca o que quer fazer e as pessoas vão. Queremos mostrar que todo mundo pode ocupar a praça como quiser”, explica.


Desde que o projeto começou, foram mais de 50 eventos realizados. Tudo ao ar livre, de graça e de fácil acesso - a estação Faria Lima, da linha amarela do metrô fica exatamente no largo. 


1ª edição da La Feria Latina

Música, gastronomia e artesanatos latinos devem animar o Largo da Batata neste sábado, 13. A primeira edição da feira que acontece em parceria a Sub Prefeitura de Pinheiros com o coletivo Festival Soy Latino - e é divulgada pelo projeto A Batata Precisa de Você.

Das 12h às 20h, o paulistano encontra pratos cubanos do food truck “Cubanito Caribean Food”,  colombianos com o ’Sabores de mi Tierra’, mexicanos com 'La Mexicana’. Para acompanhar o almoço, o food truck 'Los Mendozitos’ também descolarão seu bar itinerante que serve vinhos em taças ou garrafas.

Entre os DJs convidados para embalar a tarde, estão Pancho (Bolívia) com o melhor da salsa, cumbia, merengue, reggaeton, Flávia Durante (Brasil), Dj Bruno Gadelha e Dj Tide.


Serviço

La Feria Latina

1ª Edição

Dia: 13/12/2014 - sábado

Horário: 12h até 20h

Local: Largo da Batata, Av. Faria Lima, Pinheiros, do lado do Mercado Municipal de Pinheiros.

Linha Amarela do Metrô, estação Faria Lima (saída Teodoro Sampaio).

Entrada Livre

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.