Patrícia Cruz/AE
Patrícia Cruz/AE

Coleta mecanizada já tem três caçambas instaladas

Os contêineres "inteligentes", quando cheios, enviam um sinal para uma central de caminhões de lixo

O Estado de S.Paulo

13 Abril 2012 | 03h03

As primeiras três lixeiras do sistema de coleta mecanizada da cidade de São Paulo já foram instaladas e estão prontas para funcionar. Agora, só falta a Prefeitura inaugurar, o que ainda não tem data definida.

A fabricante do sistema é a TNL, multinacional com sede em Portugal. Nesse modelo, os sacos de lixo são substituídos por contêineres, esvaziados por caminhões de coleta e devolvidos para o mesmo local.

As lixeiras de aço já estão em dois locais: na esquina das Avenidas Brigadeiro Faria Lima e Rebouças, em Pinheiros, e na Comunidade Nova União, em Pirituba, na zona norte.

Os equipamentos fazem parte do sistema que está sendo criado pela Loga, responsável pela coleta de lixo nas zonas oeste, norte, parte da leste e centro. O mecanismo é uma obrigação contratual das concessionárias de lixo que deve ser cumprida até 2014. A Ecourbis, que cuida da regiões leste, centro e sul, também deverá apresentar sua versão.

Funcionamento. Os compartimentos sobre a calçada são a parte visível de um equipamento que inclui um reservatório subterrâneo de lixo. Quando cheios, os contêineres "inteligentes" enviam um sinal para uma central, que despacha os caminhões de coleta. Os veículos também são especiais: têm alças mecânicas para erguer e esvaziar os contêineres, que se levantam das calçadas em um sistema acionado por controle remoto.

Na Faria Lima, foram instaladas duas lixeiras, cada uma com reservatório subterrâneo com capacidade para 8 mil litros. Em Pirituba, foi instalado um compactador com capacidade para 10 toneladas de lixo, segundo a TNL. Procurada para dar mais detalhes do sistema, a Loga não se manifestou. / F.T.

Mais conteúdo sobre:
coleta mecanizada lixo

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.