Cinco perguntas para José Rubens Domingues Filho

1. Qual é a principal infração da Cidade Limpa? São os lambe-lambes e banners na rua. Só no primeiro bimestre, esse tipo de material produziu cerca de 30 toneladas de lixo. No mercado formal, o principal problema são as irregularidades nas vitrines.

/ARTUR RODRIGUES, O Estado de S.Paulo

18 Abril 2012 | 03h03

2.Quantas pessoas foram punidas no ano passado? Em 2011, foram aplicadas 4,7 mil multas. Só para se ter uma ideia, no primeiro ano da lei, em 2007, foram cerca de 1,7 mil. Neste ano, mantivemos uma média maior do que a do ano passado.

3. Qual é a punição para quem comete as irregularidades?

Uma multa cumulativa de R$ 10 mil. Isso quer dizer que o infrator pode ser multado novamente se não corrigir o problema.

4. Quais são as metas de fiscalização para este ano? O combate aos lambe-lambes. Para tanto, fizemos uma parceria com a Polícia Civil. Na última operação, 14 pessoas foram indiciadas por crime ambiental. Em média, a cada 15 dias realizamos uma ação como essa.

5. Como o cidadão pode denunciar? Usando o Serviço de Atendimento ao Cidadão do site da Prefeitura (www.prefeitura.sp.gov.br) ou o 156. O meio mais prático é a conta no Twitter (@cidadelimpa_sp), que acesso diretamente do meu telefone celular.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.