Cinco perguntas para...

Luiz Henrique Ferreira

/ NATALY COSTA, O Estado de S.Paulo

20 de junho de 2012 | 03h04

1. O que é uma construção sustentável? É a que tem baixo impacto ambiental na fase de construção, uso e operação, além de possuir elevados níveis de conforto e saúde.

2. Como garantir que a construção siga um parâmetro sustentável? A melhor maneira de garantir a sustentabilidade nas construções é por meio de certificação por uma entidade isenta.

3.Dá para ter empreendimentos sustentáveis em grandes metrópoles? Sim.

4. Quais os exemplos em outras cidades do mundo de empreendimentos sustentáveis? Destacaria os bairros BedZed, na Inglaterra, e o Paris Rive Gauche, em Paris. Nos dois, a sustentabilidade extrapolou os edifícios e passou para o contexto urbano, lançando mão de sinergias entre diversas construções sustentáveis agrupadas, reduzindo drasticamente os impactos ambientais da operação e o tráfego de veículos no entorno.

5. Custa mais caro construir de forma sustentável? Não necessariamente. A sustentabilidade nas construções deve ser uma obrigação de todos os empreendedores, para que se reduza a pegada ecológica do planeta de modo a preservá-lo para as gerações futuras. Em um futuro próximo, atender à legislação levará à sustentabilidade nas construções.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.