Cinco perguntas para...

Amauri Pastorello

O Estado de S.Paulo

06 de junho de 2012 | 03h02

1. Quais são as principais infrações encontradas? O principal motivo de infração é calçada esburacada, calçada estourada, sem cuidado. Há algumas multas por calçada escorregadia, mas é menos frequente.

2. Quantas multas já foram aplicadas neste ano? Quase 3 mil pessoas foram multadas desde 9 de janeiro, quando a lei entrou em vigor. O valor da autuação agora é de R$ 300 por metro linear.

3. Já mudou alguma coisa nas calçadas de São Paulo? Pouco, mas mudou. As pessoas estão se adaptando, mas não estão fazendo

exatamente o que a nova

legislação orienta como padrão.

4. Como é uma calçada ideal?

A calçada ideal deve ter a mesma inclinação da rua. Deve ter uma inclinação transversal máxima de 2% na faixa livre. E que tenha 1,20 metro de largura.

5. Como a população pode tirar as dúvidas na hora de adaptar as calçadas?

A população pode acessar o site da Prefeitura (www.prefeitura.sp.gov.br/calcadas). Ali, é possível encontrar uma cartilha com todas as informações sobre como deve ser feita uma calçada. Nas 31 subprefeituras, há essa mesma cartilha impressa. Caso a pessoa ainda tenha dúvida, pode consultar a equipe de fiscalização da subprefeitura. / ARTUR RODRIGUES

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.