
06 de junho de 2012 | 03h02
1. Quais são as principais infrações encontradas? O principal motivo de infração é calçada esburacada, calçada estourada, sem cuidado. Há algumas multas por calçada escorregadia, mas é menos frequente.
2. Quantas multas já foram aplicadas neste ano? Quase 3 mil pessoas foram multadas desde 9 de janeiro, quando a lei entrou em vigor. O valor da autuação agora é de R$ 300 por metro linear.
3. Já mudou alguma coisa nas calçadas de São Paulo? Pouco, mas mudou. As pessoas estão se adaptando, mas não estão fazendo
exatamente o que a nova
legislação orienta como padrão.
4. Como é uma calçada ideal?
A calçada ideal deve ter a mesma inclinação da rua. Deve ter uma inclinação transversal máxima de 2% na faixa livre. E que tenha 1,20 metro de largura.
5. Como a população pode tirar as dúvidas na hora de adaptar as calçadas?
A população pode acessar o site da Prefeitura (www.prefeitura.sp.gov.br/calcadas). Ali, é possível encontrar uma cartilha com todas as informações sobre como deve ser feita uma calçada. Nas 31 subprefeituras, há essa mesma cartilha impressa. Caso a pessoa ainda tenha dúvida, pode consultar a equipe de fiscalização da subprefeitura. / ARTUR RODRIGUES
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.