
09 de março de 2011 | 00h00
1.Como é possível aliar mobilidade urbana e sustentabilidade em São Paulo?
Com transporte coletivo de qualidade. Investir em vias expressas para transporte individual nunca será solução.
2. O que é melhor: investir em metrô ou corredores de ônibus?
O metrô atende de forma muito pontual e os corredores estão congestionados. O ideal seria transformá-los em sistema BRT (Bus Rapid Transit), algo que Curitiba já implantou com sucesso. Monotrilho também vejo como boa opção para certas regiões da cidade.
3. Quais?
É uma opção viável para o Aeroporto de Congonhas, por exemplo. Não funciona, porém, em áreas muito populosas, que precisam de um transporte coletivo mais robusto. O monotrilho leva entre 15 mil e 25 mil pessoas por hora, contra 60 mil do metrô.
4. A opção de pedágio urbano funcionaria em São Paulo?
É um método muito melhor que o rodízio. Quer pegar determinadas vias? Então pague pelo congestionamento que vai causar. Hoje todos pagam por isso com tempo em vez de dinheiro.
5.Existe um nível de congestionamento "aceitável"?
Sim, o que temos em janeiro. A meta da cidade deveria ser trazer o congestionamento ao mesmo nível das férias.
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