Paulo Liebert/AE
Paulo Liebert/AE

Ciclofaixas vão abrir neste sábado

Medida integra ações do Dia Mundial Sem Carro

Bruno Ribeiro, O Estado de S.Paulo

19 de setembro de 2012 | 03h03

As ciclofaixas de lazer da cidade vão funcionar excepcionalmente neste sábado, como parte das ações comemorativas do Dia Mundial Sem Carro. As rotas só são montadas nos domingos e feriados.

A recomendação da Prefeitura é de que os carros evitem as regiões das ciclofaixas ou, como disse, em nota, "prefiram evitar o carro neste sábado e se integrem a esta mobilização internacional".

Os 72 quilômetros de rotas exclusivas para ciclistas vão funcionar no horário normal (das 7 horas às 16 horas). No domingo, elas também serão montadas normalmente. A maior ciclofaixa é das zonas sul e oeste, ligando os Parques do Ibirapuera, das Bicicletas e Villa-Lobos. Elas ocupam a faixa da esquerda. As outras são da zona norte (entre a Praça Heróis da FEB e a Estação Parada Inglesa do Metrô), da zona leste (do Parque Linear Tiquatira à Avenida Carvalho Pinto) e a mais nova é a da Avenida Paulista.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também divulgou outras ações, como uma palestra com autoridades de trânsito da Europa, marcada para sexta-feira, e uma campanha educativa para estimular o uso das faixas reversíveis de trânsito (montadas diariamente no contrafluxo para facilitar o escoamento de carros para o centro ou para os bairros) para carros com mais de uma pessoa.

Carona. As nove faixas reversíveis montadas na capital têm, desde o começo da semana, avisos pedindo que os carros só entrem nas vias caso levem pelo menos um carona.

Mas quem não respeitar a solicitação da CET não será multado, porque a campanha é somente educativa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.