Ciclofaixa de lazer na Paulista abre no domingo

Via funcionará das 7h às 16h também em feriados

RODRIGO BURGARELLI, O Estado de S.Paulo

31 Agosto 2012 | 03h06

A inauguração da Ciclofaixa de Lazer da Avenida Paulista foi confirmada para este domingo, dia 2. Ela terá 2,5 quilômetros de extensão em cada sentido e vai de uma ponta a outra da via, sempre na pista da esquerda. Funcionará das 7h às 16h todos os domingos e em alguns feriados. Durante o período de funcionamento, a velocidade máxima dos carros será reduzida de 60 km/h para 40 km/h.

As faixas estão pintadas há cerca de uma semana e, como o Estado mostrou, ciclistas já usaram o espaço para pedalar em grupos no domingo passado.

A partir de agora, a ciclofaixa de lazer ficará separada por cones e terá orientadores de travessia em toda sua extensão, durante o horário de funcionamento.

Nas próximas semanas, também aos domingos, deverá ser liberado o tráfego de bicicletas pela motofaixa da Rua Vergueiro.

Dessa maneira, São Paulo vai chegar a 36 quilômetros de ciclofaixas de lazer por sentido, espalhadas pelas zona sul, oeste, leste e norte da cidade. Todas funcionam só aos domingos e feriados e sua função principal é a de oferecer mais uma opção de lazer para os paulistanos.

Entre outros eventos, a Avenida Paulista é um dos locais mais simbólicos para os ciclistas paulistanos. Ela é palco há mais de dez anos da Bicicletada, manifestação mensal que busca estimular e festejar a bike como meio de transporte.

Protesto. A via abriga também duas "ghost bikes" - bicicletas pintadas na cor branca no asfalto que lembram ciclistas mortos na via. Ambas homenageiam cicloativistas atropeladas por ônibus: a massagista Márcia Prado, de 40 anos, em 2009, e a bióloga Julie Dias, de 33, em março deste ano. Não há planos para se fazer uma ciclovia ou ciclofaixa integral na avenida.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.