
27 de agosto de 2012 | 03h04
Ontem na Paulista, vários ciclistas circularam tranquilamente ocupando toda a pista da esquerda pela manhã. Mas à tarde, com o trânsito mais intenso por causa do jogo de futebol que acontecia no Estádio do Pacaembu, houve conflitos entre automóveis e bicicletas.
"De manhã estava tranquilo, e como a avenida estava vazia os carros respeitavam. Todo mundo andava na esquerda tranquilamente. Mas à tarde, quando eu estava voltando, estava bem pior. Alguns carros buzinavam e entravam na faixa, reclamando dos ciclistas", afirma o animador André Dias, de 33 anos, que estava de bicicleta na via. A Paulista chegou a registrar 1,5 km de lentidão por volta das 17h.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não proíbe que bicicletas circulem na faixa da esquerda, mesmo sem a separação oficial da ciclofaixa de lazer com cones. A lei afirma que as bicicletas devem circular em algum dos bordos da pista, sem especificar se é o direito ou esquerdo. Ela sempre tem preferência sobre os veículos automotores.
A CET afirmou que a ciclofaixa ainda não foi inaugurada e que será aberta oficialmente "em breve" - nessa ocasião, ela será separada por cones e terá monitores na operação. Ela terá 2,5 quilômetros de extensão, atravessando a avenida de uma ponta a outra nos dois sentidos. O funcionamento vai ser das 7h às 16h nos domingos e feriados e provavelmente deve ser inaugurada no domingo que vem.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.