Ciclistas 'inauguram' faixa na Av. Paulista

A Ciclofaixa de Lazer da Avenida Paulista teve sua "inauguração extraoficial" ontem. Apesar de a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ter adiado a abertura oficial para a próxima semana, centenas de ciclistas aproveitaram a faixa pintada nas pistas da esquerda para passear de bicicleta no domingo ou mesmo para se deslocar pela avenida. Tudo isso aconteceu sem os cones de proteção ou os agentes que trabalham nos semáforos em todas as outras Ciclofaixas de Lazer da cidade.

RODRIGO BURGARELLI, O Estado de S.Paulo

27 de agosto de 2012 | 03h04

Ontem na Paulista, vários ciclistas circularam tranquilamente ocupando toda a pista da esquerda pela manhã. Mas à tarde, com o trânsito mais intenso por causa do jogo de futebol que acontecia no Estádio do Pacaembu, houve conflitos entre automóveis e bicicletas.

"De manhã estava tranquilo, e como a avenida estava vazia os carros respeitavam. Todo mundo andava na esquerda tranquilamente. Mas à tarde, quando eu estava voltando, estava bem pior. Alguns carros buzinavam e entravam na faixa, reclamando dos ciclistas", afirma o animador André Dias, de 33 anos, que estava de bicicleta na via. A Paulista chegou a registrar 1,5 km de lentidão por volta das 17h.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não proíbe que bicicletas circulem na faixa da esquerda, mesmo sem a separação oficial da ciclofaixa de lazer com cones. A lei afirma que as bicicletas devem circular em algum dos bordos da pista, sem especificar se é o direito ou esquerdo. Ela sempre tem preferência sobre os veículos automotores.

A CET afirmou que a ciclofaixa ainda não foi inaugurada e que será aberta oficialmente "em breve" - nessa ocasião, ela será separada por cones e terá monitores na operação. Ela terá 2,5 quilômetros de extensão, atravessando a avenida de uma ponta a outra nos dois sentidos. O funcionamento vai ser das 7h às 16h nos domingos e feriados e provavelmente deve ser inaugurada no domingo que vem.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.