Ciclista belga morre atropelado durante treino de triatlo no Rio

Hadrien Thys, de 18 anos, fazia intercâmbio em Campos havia 8 meses; ele se preparava para competição na capital

FÁBIO GRELLET / RIO, O Estado de S.Paulo

17 Março 2012 | 03h03

O belga Hadrien Thys, de 18 anos, morreu atropelado na noite de quarta-feira, quando passeava de bicicleta por Campos, no norte do Estado do Rio. Anteontem à noite, ciclistas protestaram no local do acidente.

Thys foi atropelado enquanto treinava para uma prova de triatlo que será amanhã, na capital fluminense. Segundo testemunhas, ele não usava a ciclovia.

O rapaz estava no cruzamento das Avenidas Arthur Bernardes e José Alves de Azevedo quando foi atingido por um Chevrolet Classic. A motorista, uma mulher de 50 anos, disse à Polícia Civil que dirigia a 50 km/h quando o belga atravessou a pista de repente. Ela alegou que não teve tempo de frear e atingiu Thys, que foi arremessado a 15 metros.

O belga foi levado por bombeiros para o Hospital Ferreira Machado, mas morreu às 21h20, vítima de traumatismo craniano.

Thys era intercambista e cursava o 3.º ano do Ensino Médio. Ele morava na cidade desde julho de 2011 e ficaria no País por mais seis meses. A família do rapaz deve chegar hoje à cidade. Ele vai ser levado para a Bélgica, onde será sepultado.

Manifestações. Um novo protesto de ciclistas está programado para segunda-feira. Anteontem, os manifestantes colocaram uma "ghost bike" - bicicleta branca - no local em que Thys morreu.

As "ghost bikes" estão cada vez mais comuns, especialmente em São Paulo. Só a Avenida Paulista tem duas: uma para lembrar a morte, em 2009, da massagista Márcia Prado, de 40 anos, e outra para a bióloga Juliana Dias, de 33, morta no último dia 2.

Em junho de 2011, o executivo Antonio Bertolucci, de 68 anos, foi atropelado na Avenida Paulo VI, na zona oeste. Uma ghost bike também foi instalada no local.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.