
08 de janeiro de 2015 | 10h57
Atualizado às 16h31
SÃO PAULO - As fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo no fim da tarde desta quarta-feira, 7, também causaram transtornos para os paulistanos na manhã desta quinta-feira, 8. Quem tentava se locomover pela capital encontrava problemas com semáforos e árvores caídas. Em um condomínio na zona leste, alguns carros também amanheceram virados, com os pneus para cima, por causa da enchente.
Estações fecham e grupo quebra catracas
De acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), por volta das 8h45, 93 faróis da capital paulista estavam inoperantes, a maior parte deles em amarelo intermitente. Às 10h20, a companhia registrava 35 árvores caídas, das quais pelo menos 18 desabaram durante as chuvas.
Entre as árvores que caíram durante a manhã, uma fica na Rua Guararapes, no Itaim Bibi, e outra na esquina entre as Ruas Colômbia e Guatemala, no Jardim América, ambas na zona sul de São Paulo. As ocorrências foram registradas por volta das 6h45 e 7h15, respectivamente, e ainda não haviam sido encerradas às 16h30.
O trânsito na capital paulista, no entanto, manteve-se abaixo da média durante a manhã desta quinta-feira. O momento de maior fluxo foi às 10 horas, quando a CET chegou a registrar 48,6 quilômetros de lentidão - bem menor do que a média do horário, entre 62,5 e 97,5 quilômetros.
Em um condomínio, na esquina entre as Ruas Maria Baumann Mendonça e Professor Brito Machado, em Itaquera, na zona leste, parte de um muro estava caído, alguns carros foram arrastados e outros amanheceram virados após as chuvas que alagaram a região.
Chuvas. Por causa das chuvas da tarde, o Córrego Tiquatira, na Penha, na zona leste, transbordou nesta quarta-feira, e o Aeroporto de Congonhas, na zona sul, chegou a fechar a pista para pousos e decolagens. Às 16h40, a cidade entrou em estado de atenção para enchentes. As duas regiões chegaram a ter queda de granizo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
A Linha 12-Safira da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) também interrompeu sua circulação e duas estações foram depredadas por passageiros. Irritado, um grupo quebrou catracas, lâmpadas, vidros e câmeras das Estações USP Leste e Comendador Ermelino. Os trens voltaram a funcionar nesta quinta-feira.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.