NELSON ANTOINE
NELSON ANTOINE

Tempestade atinge São Paulo e deixa a cidade em estado de atenção

Chuva e rajadas de vento causaram alagamentos e transtornos durante a tarde e o início da noite. Pinheiros, Sé e Santana foram as localidades mais afetadas. Bombeiros registram 118 quedas de árvore

Redação, O Estado de S.Paulo

09 de março de 2019 | 17h35
Atualizado 09 de março de 2019 | 20h16

SÃO PAULO - As chuvas da tarde deste sábado, 9, deixaram toda a cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as zonas norte e oeste, além do centro, foram as mais atingidas, mas a chuva caiu com intensidade também nas outras áreas da capital. No Aeroporto do Campo de Marte, as rajadas de vento atingiram os 64 km/h às 17h. A cidade deixou o estado de atenção às 19h27.  

O CGE informou à tarde que "áreas de instabilidade formadas pela combinação de calor e grande disponibilidade de umidade estão provocando chuva em forma de pancadas isoladas". As pancadas tiveram forte intensidade nos bairros de Santana, Vila Guilherme, Bom Retiro, Vila Maria e Brás. Choveu com menor intensidade em alguns pontos da Marginal Tietê. 

Segundo o órgão, o maior volume de chuva acumulado às 20 horas foi registrado em Pinheiros (40 mm), na Sé (38,5 mm) em Santana/Tucuruvi (36 mm) e na Vila Mariana (30 mm). 

As recomendações para momentos como este, como informa o CGE, são: evitar transitar em ruas alagadas; se a chuva causou inundações, não enfrente correntezas; fique em lugar seguro, se precisar, peça ajuda; mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios; planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.  

De acordo com o Corpo de Bombeiros, até agora, neste sábado, houve seis chamados para desabamentos, 118 para quedas de árvores e 26 para enchentes e alagamentos. 

A chuva deve voltar a cair na cidade ao longo deste domingo, de acordo com previsão do CGE, em intensidade moderada. O dia terá temperatura máxima de 27º C. Na segunda, está prevista chuva leve e ocasional.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.