Filipe Araújo/AE
Filipe Araújo/AE

Chuva deixa bairros da capital sem luz desde a tarde de terça-feira

Cerca de 75 árvores caíram e provocaram apagões; dezenas de semáforos ainda têm problemas

Priscila Trindade, Estadão.com.br

08 de junho de 2011 | 13h00

SÃO PAULO - A chuva que atingiu a capital e a Grande São Paulo no final da tarde de terça-feira ainda prejudicava o fornecimento de energia elétrica para diversos bairros nesta quarta-feira, 8. Segundo relatos de moradores das zonas sul e norte de São Paulo, alguns locais estão sem luz desde a tarde de terça. Às 14 horas, a AES Eletropaulo informou que 80% dos locais sem luz já tinham o fornecimento restabelecido.

 

Veja também:

som Falta de energia é 'pontual', diz Eletropaulo

linkQueda de árvore mata motorista no centro

mais imagens Galeria de fotos do vendaval na capital paulista

 

Na tarde de terça, a capital paulista registrou ventos de até 78 km/h no Mirante de Santana, na zona norte, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Galhos, árvores, toldos e outros objetos foram arremessados contra a rede de energia, o que provocou os apagões.

 

Procurada pela reportagem, a AES Eletropaulo não informou quantas cidades da Grande São Paulo sofreram com a falta de energia e nem quantas pessoas foram prejudicadas.

 

Em nota divulgada na manhã desta quarta, a companhia informou apenas que, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), o ciclone extra tropical, que gerou as rajadas de vento, impactou a rede de distribuição elétrica.

 

O radar de alerta da AES Eletropaulo, que classifica as ocorrências de 0 a 5, atingiu o seu nível máximo nas regiões Oeste, Sul e Norte da Capital e nível 3 na região leste, além de afetar municípios, como Santo André, Mauá, Cotia e Osasco. 

 

As equipes trabalham para reparar os danos, mas ainda não há previsão para o completo restabelecimento do abastecimento de energia. A concessionária orienta aos clientes que utilizem o serviço Torpedo Fácil 27373 para comunicar falta de luz. Basta enviar um SMS com a palavra luz e o número da instalação, disponível na conta de luz. O serviço é gratuito.

 

Trânsito. Segundo o balanço da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), mais de 100 semáforos da cidade estavam apagados por volta das 13h em razão da falta de energia. Outros 26 semáforos não funcionavam devido a falhas técnicas e 19 estavam em amarelo intermitente.

 

Árvores. Entre as 18h50 de ontem e 7h50 de hoje, 225 árvores caíram na Grande São Paulo. Ontem, uma pessoa morreu e outra ficou ferida, após uma árvore de grande porte cair sobre três veículos na esquina da Avenida Rio Branco com a Alameda Glete, na região central.

 

Ainda nesta quarta, uma árvore caiu em cima de uma van escolar na Avenida Elísio Teixeira Leite, na altura do número 3602, na região da Freguesia do Ó, na zona norte. Não havia passageiros no automóvel no momento do acidente. Ninguém se feriu.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.