Chuva causa prejuízo a moradores em Carapicuíba (SP)

Córrego transbordou e inundou 11 casas. Nível d´água chegou a 1,7 metros

Ricardo Valota e JB Neto do estadão.com.br,

17 Dezembro 2010 | 04h53

SÃO PAULO - Os moradores do bairro Cidade Ariston III, localizado na região mais populosa e mais pobre da cidade de Carapicuíba, região oeste da Grande São Paulo, viveram, nesta quinta-feira, 16, chuvosa, mais um dia de prejuízo e muito medo em razão do transbordamento de um córrego que passa no final da rua Vicentina Coutinho Pereira.

 

No final da tarde, o córrego, cujas obras de canalização, que estão no Programa de Aceleração do Crescimento(PAC), do governo federal, segundo os moradores tiveram início em 2008 mas estão paradas há mais de um ano, não suportou o volume d'água e transbordou. O muro de uma das casas conseguiu segurar parte da água, mas veio abaixo. Pelo menos 11 casas foram inundadas. O nível d'água em algumas delas chegou a 1,7 metros. Prejuízo para os moradores, que perderam móveis e eletrodomésticos.

 

Uma das moradoras, Maria Joselita da Silva Oliveira, de 46 anos, viúva, na luta para tentar salvar alguma coisa, ficou com a água pelo pescoço, e passará toda esta sexta-feira, 17, na casa da irmã, que fica na rua Registro, de cima. O local onde as casas foram construídas pertence a uma Aérea de Proteção Ambiental (APA) e fica numa espécie de vale.

 

Segundo Carlos Eduardo Ventura Campos, que representa os moradores e atua como presidente da Frente Comunitária em Defesa das Áreas Livres, até as 4 horas desta sexta-feira, 17, nenhum representante ou órgão da Prefeitura havia comparecido para das apoio às vítimas.

"Nossa região aqui do Ariston é esquecida e vítima de preconceito da Prefeitura por ser muito pobre.

Nós não temos abrigo algum aqui. A escola mais perto é do Estado e fica fechada. Se nenhuma providência for tomada, nós vamos bater na porta do gabinete do prefeito", afirmou Carlos Eduardo. A cidade de Carapicuíba, segundo Carlos Eduardo, possui 140 favelas, mas as mais populosas e as maiores, estão nos bairros Cidade Ariston I, II e III.

Mais conteúdo sobre:
Chuva, córrego, Carapicuíba

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.