CET implanta Operação Volta às Aulas em 129 escolas de São Paulo

Medida visa orientar o trânsito e coibir irregularidades como estacionamento em fila dupla

01 de agosto de 2012 | 08h01

Atualizada às 9h07

São Paulo, 1 - A Companhia de Engenharia de Tráfego, CET, voltou a implantar a Operação Volta às Aulas nesta quarta-feira, 1, para orientar o trânsito no entorno de 129 escolas públicas e particulares da capital paulista. De acordo com a  companhia, o número de viagens na cidade em período escolar aumenta 20%.

A operação, que conta com 271 operadores de trânsito da CET, além de funcionários de escolas treinados, visa disciplinar o embarque e desembarque de alunos e aumentar a segurança na travessia de pedestres.

Os agentes atuam para coibir principalmente infrações como filas duplas e estacionamentos irregulares, considerados alguns dos maiores problemas que causam reflexos negativos no trânsito.A fila dupla é infração grave, com multa de R$ 127,69 e desconto de cinco pontos na carteira de habilitação.
 
A Operação Volta às Aulas conta com quatro atividades diferentes aplicadas nas escolas contempladas,de acordo com o impacto que cada uma tem no trânsito local:
 
 - Operação Contínua (20 escolas): aplicada em escolas localizadas em pontos estratégicos da cidade e que geram grande número de viagens nos horários de entrada e saída das aulas. Diariamente, equipe de agentes da CET estará operando nas entradas e/ou saídas dos alunos.
 
 - Operação Periódica (72 escolas): aplicada em escolas localizadas em áreas que podem eventualmente provocar impactos à fluidez do trânsito. Periodicamente contará com equipe de agentes nos horários de entrada e/ou saída dos alunos.

- Operação Supervisionada (24 escolas): aplicada em locais que raramente causam impacto sobre o trânsito, compreende  treinamento dos funcionários dessas escolas para desenvolverem ações operacionais básicas e de orientação. Nos primeiros dias de atuação destes funcionários, é deslocada equipe de agentes para consolidar a rotina.
  
- Ação Educativa (13 escolas): treinamento prévio da CET para funcionários ou parceiros das escolas, que desenvolvem ações básicas de segurança e orientação de travessia por conta própria.

Tudo o que sabemos sobre:
voltaaulascettrânsitosão paulo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.