Centro de SP terá 3 garagens subterrâneas

A Prefeitura de São Paulo vai realizar amanhã a primeira audiência pública para discutir com a população a construção de três garagens subterrâneas na capital. Os estacionamentos ficarão nos subsolos do Mercado Municipal, da Praça Fernando Costa (região da 25 de Março) e da Praça Roosevelt, no centro. O número de pavimentos e vagas em cada um já foi definido, assim como as ruas de entrada e saída dos veículos. Segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rubens Chammas, o edital já está pronto e a licitação deve ocorrer em breve. A conclusão das obras está prevista para o primeiro semestre de 2013.

CRISTIANE BOMFIM, O Estado de S.Paulo

19 de julho de 2012 | 03h08

No total, serão 1.390 vagas, 110 a menos que o divulgado no ano passado. De acordo com a Prefeitura, as garagens subterrâneas têm o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito. Com isso, vagas de Zona Azul em ruas do entorno podem deixar de existir. Isso porque o estacionamento em garagens subterrâneas terá o preço cobrado por empresas privadas. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no entorno dessas regiões existem hoje 1.167 vagas de Zona Azul.

A proposta é que, por meio de licitação, empresas privadas construam e administrem por 30 anos as garagens. O valor da diária não foi definido, mas dois estacionamentos municipais administrados por consórcios (Trianon e Hospital das Clínicas) cobram R$ 40 por dia ou R$ 12 a primeira hora. O valor foi reajustado em 133% em 2011.

As garagens subterrâneas terão vagas para veículos grandes, leves, motos e bicicletas. A maior será a do Mercado Municipal, que terá três pavimentos e 555 vagas. O acesso será pela Avenida Mercúrio e a saída, pela Rua da Cantareira. Anteontem, motoristas esperavam até 40 minutos para estacionar em uma das vagas de Zona Azul no entorno.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.