Centro de SP ganha audioguia de turismo

Centro de SP ganha audioguia de turismo

Roteiro pode ser baixado em MP3; tour começa na Sé e termina no Anhangabaú

EDISON VEIGA, O Estado de S.Paulo

07 de maio de 2012 | 03h05

Quem quiser conhecer melhor o centro de São Paulo tem agora um serviço grátis de guia de áudio. Desde o fim de abril, um roteiro pode ser baixado gratuitamente do site www.visitesaopaulo.com/roteiros ou pela loja virtual iTunes. Com o arquivo no tocador de MP3 ou no celular, é só colocar o fone de ouvido e dar o play. E curtir o passeio.

O guia faz parte de um projeto-piloto bancado pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB). O roteiro começa na Catedral da Sé e termina no Vale do Anhangabaú, passando por marcos do centro da cidade, como o Solar da Marquesa, o Pateo do Colégio, a Praça do Patriarca e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Por enquanto, o áudio só está disponível em português. "Ainda está em fase de testes, mas teremos em outros idiomas em breve", afirma Toni Sando, presidente executivo da SPCVB.

A entidade não planeja se restringir ao centro. Quer também elaborar roteiros de outras regiões da cidade. "Temos de refletir o dinamismo de São Paulo. Já estamos estudando a viabilidade de guias de outras áreas", afirma. "Nosso foco principal é mostrar que a cidade não é só para negócios. Temos de mostrar ao visitante que São Paulo tem muita história e cultura, e que ele também pode aproveitar isso."

A produção do guia envolveu cerca de dez profissionais, durante três meses, da pesquisa à finalização. "É importante conseguirmos mostrar curiosidades de nossa cidade, que é tão desconhecida até para quem vive aqui", afirma Juliana Bettini, diretora da Turis Soluções, empresa que desenvolveu o produto.

Paulista. Há dois anos, um projeto semelhante foi inaugurado para a Avenida Paulista. Lançado pela produtora Núcleo Corpo Rastreado, com apoio da Fundação Nacional das Artes (Funarte), o primeiro guia turístico de rua em áudio da capital paulista está disponível, de graça, no site www.corporastreado.com/anonimos.

A ideia é mostrar especificamente a Avenida Paulista, destacando pontos importantes da via mais famosa da capital, como o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e o Conjunto Nacional.

O tour também conta histórias menos conhecidas da Paulista, como a do casarão da família Franco de Mello e a do prédio onde hoje fica o Hospital Santa Catarina.

Pelo mundo. Passeios guiados por áudio são comuns em outras grandes cidades. Em Nova York, por exemplo, há dezenas de audioguias - na maioria dos casos, o serviço é cobrado.

Entre os gratuitos está o do Central Park (www.centralpark.com/pages/walking-tours.html), com duas opções de download: tour familiar ou explicações sobre a arquitetura e o paisagismo do parque.

Em Londres, há o premiado And While London Burns (www.andwhilelondonburns.com), que tem uma pegada ecológica. Gratuito, ele conduz o turista pelas ruelas do distrito financeiro londrino, alertando para o aquecimento global.

Na Espanha, Barcelona tem um extenso audioguia que mostra 16 atrações da cidade. O download pode ser feito em www.iaudioguide.com e custa 4,95 euros. O site, aliás, apresenta dezenas de outras cidades, como Atenas, Berlim, Dublin, Vancouver, Veneza e Viena. Alguns áudios são gratuitos, mas a maioria é paga.

Buenos Aires também tem sua história contada em audioguias que podem ser baixados no site www.bue.gov.ar.

Tudo o que sabemos sobre:
centro de SPturismo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.