Cemitérios têm até concerto filarmônico no Dia de Finados

Programação inclui ainda espetáculo de dança em balão e ações ambientais; 1,5 milhão de pessoas devem visitar necrópoles

DENIZE GUEDES, O Estado de S.Paulo

01 Novembro 2011 | 03h04

De espetáculo de dança em balões a apresentações de orquestra filarmônica: cemitérios particulares da Grande São Paulo prepararam várias ações especiais para amanhã, Dia de Finados. A ideia é proporcionar um ambiente de conforto para quem for aos cemitérios.

A apresentação em balões está marcada para as 14h30, no Cemitério Primaveras, em Guarulhos, que espera receber 50 mil pessoas. O espetáculo Mulheres do Sol, da Cia Base e premiado pela Fundação Nacional de Arte, traz três bailarinas, suspensas por cabos elásticos. Elas executam movimentos que remetem ao sonho de voar e transcender. "Não temos como tirar a dor de ninguém, mas podemos acolher", diz Gisela Adissi, diretora do cemitério. Haverá também oficinas e palestras sobre o luto.

O Memorial Parque das Cerejeiras, em Santo Amaro, na zona sul, terá concertos executados pela Filarmônica de Santo Amaro, às 9h e às 15h. O local, que estima receber 20 mil pessoas, ainda soltará balões biodegradáveis contendo nomes de homenageados e uma semente de árvore nativa. Também ligados à questão ambiental, os cemitérios da Associação Cemitérios dos Protestantes (Acempro) - como o da Paz, na zona sul, e o Horto da Paz, em Itapecerica da Serra - trarão um display de árvore para os visitantes deixarem mensagens (a cada cem, uma árvore será plantada).

Já os 22 cemitérios municipais têm previsão de receber 1,5 milhão de visitantes, entre as 7h e as 18h. No ano passado, a visitação chegou a 2,2 milhões.

Estradas. A Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, estima que até 95 mil veículos desçam para o litoral. O trânsito deverá ser mais intenso entre 10h e 13h de amanhã. / COLABOROU FABIANO NUNES

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.