Casarão ainda não tem galeria anunciada em 2008

Kassab assegurou que a Chácara Lane, um prédio do século 19 no número 1.024 da Rua da Consolação, seria restaurado para abrigar exposições de arte; transformação segue incerta

Diego Zanchetta e Rodrigo Burgarelli, O Estado de S.Paulo

01 de maio de 2012 | 03h04

Em 2008, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) assegurou que a Chácara Lane, um casarão do século 19 no número 1.024 da Rua da Consolação e antiga sede do Arquivo Histórico Municipal, seria restaurada para abrigar exposições de arte. As obras para recuperar o imóvel foram interrompidas em 2010, após rescisão de contrato com a empresa responsável, e só foram retomadas em 2011. Mas a transformação do local em uma galeria de arte segue incerta.

1. Por que o casarão segue fechado?

Desde 2008, com a volta de parte do acervo da Biblioteca Mario de Andrade que estava no imóvel para seu endereço original, o local está fechado para obras. Mas o restauro, orçado em R$ 1,2 milhão, já foi interrompido por problemas entre a empresa contratada e o governo três vezes nos últimos quatro anos.

2. Qual a importância do projeto?

A recuperação da Chácara Lane e sua reabertura como galeria de arte faz parte do projeto que prevê transformar a região da Praça Roosevelt no principal polo cultural da cidade. A previsão é que o imóvel também receba milhares de documentos históricos que estão espalhados em diversos prédios. O local ainda preserva uma das últimas matas com espécies nativas no centro de São Paulo.

3. Como está o local hoje?

As obras foram retomadas mas, com o fechamento do casarão, suas calçadas são ocupadas por moradores de rua. O ritmo das obras só ficou maior, segundo vizinhos e comerciantes, nos últimos dois meses.

4. Como será o restauro?

A Prefeitura vai fazer adequações estruturais, como a adoção de acessibilidade, mas vai conservar a arquitetura original. A divisão dos cômodos foi mantida.

5. Quando o casarão foi construído?

Erguido entre os anos de 1890 e 1906 pelo reverendo presbiteriano George Whitehill Chamberlain, o imóvel representa a arquitetura eclética residencial de chácaras da passagem do século 19 para o século 20. Entre 1953 e 1990, o casarão abrigou o Arquivo Histórico Municipal.

6. O que diz a Prefeitura?

O governo diz que vai concluir o restauro neste ano. Sobre a implementação de uma galeria de arte no local, a Secretaria Municipal de Cultura diz que vai viabilizar o projeto até o fim de 2012, mas não forneceu detalhes das peças que serão enviadas para o local. O prefeito Gilberto Kassab (PSD) informou que algumas peças que estão no Centro Cultural São Paulo podem ser transferidas para a Chácara Lane.

A QUEM RECLAMAR

Prefeitura de São Paulo

http://sac.prefeitura.sp.gov.br

Ouvidoria Geral do Município

(11) 0800-175717

(11) 3334-7132

Ministério Público

(11) 3119-9000

ouvidoria@mp.sp.gov.br

Notícias relacionadas
Tudo o que sabemos sobre:
SP na Gaveta

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.