01 de setembro de 2013 | 02h06
O conteúdo da cartilha de português tem como fio condutor filmes sobre pobreza, gravidez na adolescência e políticas de saúde no País. A programação prevê, por exemplo, a exibição dos documentários Ilha das Flores, de Jorge Furtado (1989), e As Meninas, de Sandra Werneck (2006). Depois da exibição, alunos debatem sobre temas, analisam diálogos, com atenção especial para os termos coloquiais.
Textos de apoio, com informações, por exemplo, sobre o Bolsa Família, gravidez na adolescência e Sistema Único de Saúde (SUS) são intercalados com letras de música e quadrinhos. Em outra apostila, são mostradas cópias de formulários de atendimento e documentos como atestados de óbito, para que profissionais treinem o preenchimento. O material traz ainda uma série de casos para discussão e resolução em grupo. Entre eles, situações que envolvem violência doméstica e de traficantes de drogas, dependência de crack, planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis.
Em uma das situações, bolsistas têm de discutir o que devem fazer quando uma agente comunitária se recusa a acompanhar o desfecho de uma paciente com sinais de depressão, cujo filho, dependente de crack, é ameaçado por traficantes.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.