Paulo Liebert/AE
Paulo Liebert/AE

Carruagem, enfim, será exibida em ponte da Marginal Pinheiros, em São Paulo

Artista plástico consegue autorização para instalar réplica de meio de transporte do século 19 na Ponte Octavio Frias de Oliveira

Juliana Deodoro, O Estado de S.Paulo

13 de setembro de 2012 | 03h05

O artista plástico Eduardo Srur conseguiu ontem a autorização para instalar sua obra na Ponte Octavio Frias de Oliveira, no Rio Pinheiros, na zona sul. Ele havia tentado colocar, na semana passada, uma carruagem na ponte e foi interrompido por fiscais da Subprefeitura de Pinheiros. A peça era parte de sua nova intervenção artística na cidade. A obra deve ser colocada em exposição na madrugada de hoje.

O material foi apreendido pelos fiscais na tarde do dia 3. A subprefeitura informou que ainda não havia recebido as autorizações da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) e da Comissão de Proteção da Paisagem Urbana (CPPU). Toda a papelada já havia sido providenciada pelo artista, mas estava em trâmite.

"O pior é que os fiscais não tinham qualificação técnica para retirar minha obra e avariaram a peça", reclama Srur. Ele e sua equipe passaram o dia de ontem restaurando a obra, uma réplica de carruagem do século 19.

Com a obra finalmente instalada, Srur refez a programação. Como seus trabalhos anteriores, esta carruagem pendurada na ponte deve chamar a atenção dos paulistanos que trafegarem pela região. A exposição pública vai durar um mês.

O ápice, porém, será na próxima quarta-feira, a partir das 17h. Em pleno horário do rush, ele vai disputar uma corrida com o veterano piloto Ingo Hoffmann, ex-Fórmula 1 e 12 vezes campeão da Stock Car.

Detalhe: enquanto Hoffmann estará de carro enfrentando o complicado trânsito da Marginal do Pinheiros, Srur pilotará uma carruagem com trânsito livre, na ciclovia às margens do rio. Quem será que vai ganhar? Façam suas apostas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.