Capital tem o dia mais quente do ano, diz Inmet

Capital tem o dia mais quente do ano, diz Inmet

Em Santana, na zona norte, termômetro chegou a marcar 34 ºC; já em Interlagos, na zona sul, temperatura atingiu 34,8ºC

O Estado de S.Paulo

17 de dezembro de 2018 | 19h26

SÃO PAULO - A cidade de São Paulo bateu nesta segunda-feira, 17, o recorde de calor em 2018, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Às 16 horas, foi registrado temperatura de 34° C no Mirante de Santana, na zona norte da capital, superando os 33,7° C que haviam sido marcados no dia 24 de janeiro, dia mais quente até então. 

De acordo com o Inmet, esta temperatura foi a mais alta dos últimos 413 dias. Em 13 de outubro de 2017, a estação chegou a atingir 34,5° C. Há oito dias seguidos, a temperatura máxima fica igual ou acima de 30°C em Santana.

Inaugurada em março deste ano, a estação automática do Inmet, localizada no Sesc Interlagos, na zona sul, registrou temperatura ainda maior. Foram 34,8° C, também recorde. A marca superou os 34,5° C registrados no sábado passado, 14. 

"A presença de ventos quentes de setor norte (advecção quente) nas camadas inferiores da atmosfera e a persistência de um sistema de alta pressão em níveis médios (entre 3500m e 6000m de altitude) são os principais responsáveis pelas altas temperaturas registradas", diz o Instituto, em nota.

Pelo menos até sexta-feira, 21, a previsão do Inmet é que as temperaturas máximas continuem acima dos 30° C. Às tardes, há ainda possibilidade de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e queda de granizo em áreas isoladas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.