Capital paulista tem chuva acima da média prevista para o mês

Dados mostram que acumulado de chuva é menor que o registrado no mesmo período de 2011

estadão.com.br,

27 de janeiro de 2012 | 15h43

SÃO PAULO - A frente fria que passa pelo Estado de São Paulo continua a provocar chuvas na capital nesta sexta-feira, 27. De acordo com imagens de radar, a tarde segue com precipitação fraca com pontos moderados em praticamente toda as zonas leste, norte, centro e parte das zonas sul e oeste. Na Grande São Paulo, observa-se chuva moderada em todo o ABC paulista, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Mogi das Cruzes, Mairiporã e Guarulhos.

Acumulado. Conforme o banco de dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), até as 13h de hoje, a cidade acumulou 245,5mm de chuva - 2,7% a média prevista para o mês, que é de 239mm. Ao longo do mês, 24 dias registraram chuvas, e apenas três permaneceram com tempo seco. Os mais chuvosos foram os dias 15 e 19, e ambos acumularam índice médio de 25,8mm.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a maior máxima do mês foi observada no dia 25, com 30,9ºC. Já a menor mínima foi registrada nesta hoje, com 15,5ºC.

Janeiro de 2011. Em 2011, o mês de janeiro encerrou com apenas dois dias sem chuvas, e acumulado de 412mm, 72% acima da média prevista para o mês. O maior índice pluviométrico foi observado no dia 10, com 52mm. Até o dia 27 de janeiro de 2011 a capital havia registrado 253mm.

Ainda de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a maior máxima de janeiro de 2011 foi 33,8ºC, observada no dia 30. Já a menor mínima foi registrada em 24 de janeiro, com 18,2ºC.

Previsão. Para o decorrer desta tarde, a previsão do CGE é de que as chuvas persistam de maneira contínua, de maneira fraca à moderada. Com o solo encharcado, permanece a condição para deslizamentos de terra e pontos de alagamento.

No sábado, 28, haverá muitas nuvens sobre toda a faixa leste do Estado ocasionando chuvas leves e sensação de frio. As temperaturas ficam abaixo do normal para a época com mínima de 15ºC e máxima de 23ºC. No domingo, 29, o céu fica nublado, com algumas aberturas de sol no decorrer do dia. Não há expectativa de chuva. Os termômetros oscilam entre 16ºC e 25ºC.

Tudo o que sabemos sobre:
chuvatempo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.