
10 de outubro de 2015 | 13h39
SÃO PAULO - Mesmo sem registrar chuva pelo quinto dia consecutivo, o Sistema Cantareira manteve o volume armazenado de água estável neste sábado, 10, segundo relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Outros quatro sistemas hídricos, entre eles Alto Tietê e Guarapiranga, registraram queda.
Considerado o principal manancial de São Paulo, o Cantareira continua operando com 16,5% da capacidade, mesmo índice do dia anterior. Esse dado, tradicionalmente divulgado pela Sabesp, considera duas cotas de volume morto como se fossem volume útil do sistema.
Há cinco dias o Cantareira, responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas, não recebe chuva. A estiagem fez a pluviometria acumulada em outubro estacionar em 41,6 milímetros, o que representa cerca de 32,3% do volume de chuva esperado para o mês inteiro. A média histórica é de 128,5 mm.
Já segundo o índice negativo do sistema, que passou a ser informado após decisão judicial, o Cantareira sofreu queda de 0,1 ponto porcentual e está com - 12,8% da capacidade, ante - 12,7% no dia anterior. O terceiro índice, no entanto, permaneceu estável em 12,8%.
Outros mananciais. Atual responsável por abastecer o maior número de clientes da Sabesp (5,8 milhões), o Guarapiranga sofreu sua sexta queda consecutiva e opera com 77,9%. O índice é 0,1 ponto porcentual menor comparado ao dia anterior, quando estava com 78%.
Em pior situação, o Alto Tietê caiu 0,1 ponto pelo segundo dia. Com a baixa, o volume acumulado de água chegou a 15,2%, contra 15,3% no dia anterior. O índice já considera um volume morto acrescentado no ano passado.
Proporcionalmente, o Rio Claro foi quem sofreu a maior variação negativa, de 0,3 ponto porcentual. O sistema opera com 56,7%, de acordo com a Sabesp. No dia anterior, o índice era de 57%. O Rio Grande também teve baixa de 0,1 ponto e está com 86,5% da água represada.
Após registrar pluviometria de 13,6 mm, o Alto Cotia manteve o nível do manancial em 60,1%. No dia anterior, o sistema havia caído 0,4 ponto.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.