Campinas tem a madrugada mais fria do ano

Termômetros registraram 11,6ºC e baixas temperaturas devem perdurar até esta quarta-feira

PUBLICIDADE

Por Tatiana Favaro
Atualização:

CAMPINAS - A região de Campinas teve a madrugada mais fria do ano nesta terça-feira, 3. De acordo com registros do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os termômetros marcaram 11,6ºC no município. A madrugada mais fria até então havia sido a de 28 de abril, quando os termômetros apontaram os 14,1ºC.

 

PUBLICIDADE

De acordo com o pesquisador Jurandir Zullo Junior, ao contrário de uma chuva de verão - fenômeno que pode ter intensidades diferentes de um bairro para outro de uma mesma cidade - a queda de temperatura por causa da frente fria que chegou no fim de semana deu-se em um perímetro regional. Segundo Zullo Junior, a frente fria já deixou a região e foi em direção a Minas, Rio e Espírito Santo, mas as baixas temperaturas devem ser registradas ainda nesta quarta-feira em Campinas e região. "As temperaturas voltam a subir a partir de quinta", afirmou o especialista.

 

Segundo ele, embora a medição seja feita no município, por tratar-se de um fenômeno com alcance regional é possível que esse cenário se repita em municípios a até 40 quilômetros de Campinas. "Os valores oscilam, mas nada muito diferente do que registramos aqui." A umidade relativa do ar, que chegou a 35,8% no último sábado, estava em 60% nesta terça. Os especialistas consideram a umidade relativa do ar baixa quando os valores são inferiores a 30%.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.