Campeã de SP será conhecida hoje

Apuração da vencedora do carnaval paulistano começará às 16h, com segurança reforçada no Anhembi e sem torcidas na arquibancada

ARTUR RODRIGUES, O Estado de S.Paulo

12 de fevereiro de 2013 | 02h02

A escola campeã do carnaval paulistano será conhecida hoje. A apuração começa às 16h no sambódromo do Anhembi, com mais segurança do que no ano passado e sem nenhum espaço para torcidas. Entre as favoritas ao título estão Mocidade Alegre e Vai-Vai.

Depois do episódio do ano passado, em que integrantes de escolas invadiram a área reservada aos jurados e rasgaram votos dados por jurados, a Prefeitura assumiu a responsabilidade pela segurança do evento.

Uma das mudanças promovidas foi o aumento no número de vigias contratados - serão mais de cem. Em 2012, quando a Liga Independente das Escolas de Samba administrava o evento, houve metade desse efetivo, segundo a administração.

Sem espaço para público, cada escola terá direito de cadastrar até dez integrantes para ficarem na área restrita da apuração.

Para entrarem, eles terão de usar pulseira com marca d'água e crachá com foto. Além dos integrantes das agremiações, só poderão entrar na área imprensa e organizadores do evento.

Em 2012, havia espaço para 8 mil pessoas assistirem à contagem dos votos. Ao saírem do sambódromo, alguns torcedores da Gaviões da Fiel colocaram fogo em carros alegóricos.

Jurados. Outra novidade deste ano é o aumento no número de jurados. Serão cinco para cada um dos nove quesitos. Em 2012, eram três. Eles vão julgar comissão de frente, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, bateria, samba-enredo, enredo, fantasia e alegoria. As notas máxima e mínima de cada quesito serão descartadas. Só 13 jurados que atuaram no ano passado foram mantidos pela Liga.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.