Divulgação
Divulgação

Campanha de vacinação em cães e gatos começa nesta segunda em SP

Donos têm até o dia 28 de agosto para levar seus pets em um dos 2.276 pontos na capital paulista para a aplicação do imunizante contra raiva

O Estado de S.Paulo

15 Agosto 2016 | 09h50

SÃO PAULO - Começa nesta segunda-feira, 15, a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos na cidade de São Paulo. Neste ano, serão 2.276 pontos de vacinação espalhados por toda a capital paulista.

Para vacinar, o dono precisa levar seu cão ou gato em um dos pontos, com o cartão de vacinação. Só não serão vacinados animais doentes. Os animais devem ter, no mínimo, três de meses de idade.

A campanha de vacinação antirrábica vai até o dia 28 de agosto. Confira no site da Secretaria Municipal de Saúde a relação completa dos postos de vacinação. 

Mordeduras. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, anualmente, são realizados cerca de 15 mil atendimentos na rede hospitalar pública por mordedura de cães e gatos. Em média, somente 10% dos casos notificados de agressão são encaminhados para tratamento, em função dos serviços de vigilância, observação domiciliar e remoção do animal para o canil do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).

Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos, a vítima deve lavar o ferimento com água e sabão, procurar orientação médica e identificar o animal agressor e seu proprietário.

Caso o cão ou gato for conhecido, o animal deve ser observado por 10 dias. Se o animal não tiver dono, desaparecer, adoecer ou morrer, o procedimento deve ser procurar imediatamente orientação com o CCZ, pelo telefone (11) 2224-5500, que funciona 24 horas por dia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.