Felipe Rau/Estadão
Felipe Rau/Estadão

Ônibus vão percorrer SP para castrar gratuitamente cães e gatos

Programa da Prefeitura deve realizar 25 mil cirurgias em pets da capital paulista

Redação, O Estado de S. Paulo

21 de agosto de 2019 | 14h01

Correções: 22/08/2019 | 15h41

SÃO PAULO - Cinco ônibus a serviço da Prefeitura de São Paulo estão cruzando os bairros da cidade para fazer a castração de animais domésticos. O programa Castramóvel faz parte do rograma Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG), que existe desde 2011. Nesta terça-feira, 21, o prefeito Bruno Covas (PSDB) fez cerimônia de entrega dos veículos, na Praça Charles Miller, no Pacaembu, zona oeste da cidade. 

Os caminhões possuem centro cirúrgico para fazer a castração de cães e gatos. A previsão é que as unidades façam 25 mil atendimentos ainda em 2019, com foco na população de baixa renda. Os recursos são de emenda parlamentar do vereador Xexéu Trípoli (PV), ligado a causas ambientais.

Equipes das Prefeitura irão avisar nos bairros, com antecedência, quando os ônibus vão passar. Assim, os proprietários dos pets farão cadastro para ter o atendimento. 

O serviço de castração gratuita também é feito em clínicas credenciadas. Para isso, o cidadão deve fazer cadastro e receber uma indicação para comparecer a um das clínicas credenciadas. As informações estão nesta página da Prefeitura.

No ano passado, segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde, cerca de 104 mil cães e gatos foram castrados pelo programa municipal. 

Correções
22/08/2019 | 15h41

A primeira versão desta reportagem informava que os veículos do programa eram caminhões. Serão ônibus

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.