Calçadas sujas e quebradas irritam centenas de pessoas

SÃO PAULO - Das 438 propostas enviadas ao Que SP Vc Quer? para melhorar a paisagem da cidade, 53% (233 ideias) sugerem mais cuidado com as calçadas. "Tolerância zero para lixo no chão e calçada quebrada! As calçadas devem ser ordenadas, padronizadas, floridas e impermeáveis", sugeriu um participante. "Obrigar os proprietários a cumprir o código de postura, ou seja, calçadas planas e nada de rampas no passeio publico", propôs Sérgio Pinchiaro, do Campo Belo, zona sul.

O Estado de S. Paulo

25 Janeiro 2013 | 00h01

Houve também críticas a obras malfeitas. "Nunca implantar nenhum projeto se não estiver claro qual sua durabilidade e quem dará a manutenção. O melhor exemplo são as calçadas das Ruas Augusta e Teodoro Sampaio. Não têm nem cinco anos e estão cheias de falhas e buracos. Imaginem o custo!", criticou outro participante, que se identificou apenas como Paulo.

Sugestões e críticas chegam em momento de mudança na aplicação da Lei das Calçadas, em vigor desde janeiro de 2012 na capital. No início do mês, o prefeito Fernando Haddad afirmou ao Estado que, em vez de multarem os cidadãos assim que detectarem o problema, os fiscais passarão a notificá-los e dar um prazo para que resolvam o problema.

O preço da multa vai continuar o mesmo - R$ 300 por metro linear de calçada em más condições - mas, para não punir quem desconhece a lei e age "com boa fé", passará a haver esse prazo antes da aplicação da sanção.

Mais conteúdo sobre:
aniversario, sao paulo,

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.