Buenos Aires tem recorde de brasileiros

De janeiro a novembro deste ano, foram 797 mil - ou 1 em cada 3 dos estrangeiros na cidade

Ariel Palacios, O Estado de S.Paulo

27 Dezembro 2010 | 00h00

O Ente de Turismo da Cidade de Buenos Aires anunciou que nunca antes na história tantos turistas brasileiros viajaram à capital argentina. Só entre janeiro e novembro, foram 797 mil - 86,36% mais do que nos primeiros 11 meses de 2009 e 34,3% superior ao volume de 2008. No total, os brasileiros representaram 34% do total de turistas estrangeiros que visitaram a cidade em 2010, ou um em cada três.

O volume de gastos cresceu ainda mais. Segundo o órgão responsável pelo turismo de Buenos Aires, os brasileiros deixaram por lá US$ 514 milhões - um valor 121% maior do que o do ano passado.

A pesquisa mostra ainda que 80% dos brasileiros que desembarcaram em Buenos Aires nos primeiros 11 meses deste ano faziam sua primeira viagem ao exterior. Do total, 77,5% contaram ter ido atrás de atividades gastronômicas e 74,7% dos turistas dedicaram-se às compras.

No ano passado, o fluxo de turistas brasileiros já estava crescendo de forma exponencial em Buenos Aires. Mas acabou interrompido pela crise internacional e pelo pânico criado pelo surto de gripe suína no inverno.

De olho no potencial do mercado brasileiro, o Ente portenho concentrou-se neste ano a divulgar a capital argentina no País. Nada menos que metade de seus eventos e ações de marketing foi feita nas principais cidades brasileiras.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.