Boom imobiliário e baladas agravam o trânsito da região

Moradores reclamam de tráfego intenso em vias secundárias; CET vai criar vagas de estacionamento e instalar semáforos

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O boom imobiliário dos últimos anos no Jardim Anália Franco e no Tatuapé resultou no agravamento de um problema comum em outras regiões: o trânsito. O problema é duplo. Para ir ao centro da cidade, os moradores têm de enfrentar vias constantemente congestionadas - como a Radial Leste, Avenida Salim Farah Maluf e Marginal do Tietê. Além disso, as queixas sobre as ruas dos bairros só aumentam. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que já está ciente dos transtornos na região.Ruas como Itapura, Apucarana e Eleonora Cintra ficam paradas logo nas primeiras horas do dia. Longas filas de carros também são frequentes na entrada dos shoppings.De acordo com a CET, o aumento de trânsito ocorre não só por causa dos lançamentos imobiliários, mas também pelo aquecimento comercial e o movimento das escolas da região. No período noturno, o problema fica mais complicado, segundo a CET. Por causa do número cada vez maior de bares e casas noturnas, o tráfego de veículos aumenta ainda mais. Apesar de reconhecer a piora na fluidez dos veículos, a CET só monitora a lentidão nas vias mais importantes e não nas ruas dos bairros. "Aqui nas ruas é pior do que na Radial", diz o morador do Anália Franco André Galeão, de 20 anos, que é dono de uma loja de roupas. "Eu demoro mais tempo para andar por poucas ruas aqui do bairro do que para rodar quilômetros na Marginal."O vendedor de carros Roberto Macedo, de 36 anos, reclama que já na garagem do prédio sente o reflexo do adensamento da região. "São dez minutos só para chegar na rua e depois tem a encrenca de verdade." Melhorias. Em nota, a CET destaca a implementação de rede de semáforos em cruzamentos específicos. Nos últimos anos, cruzamentos considerados tranquilos até pouco tempo atrás ganharam semáforos. A companhia informa que há a previsão da implementação de novos semáforos, como no cruzamento da Ruas Vilela e Serra de Botucatu, além da criação de vagas de estacionamento nas principais vias da região, principalmente em áreas de comércio. A CET também afirma que tem acompanhado periodicamente a entrada e saída de alunos nas escolas, além de restringir o estacionamento em cruzamentos críticos.Assaltos. O medo da violência é uma constante entre os moradores do Jardim Anália Franco e Tatuapé. Por isso, os donos de imóveis de luxo preferem o anonimato. Ente junho de 2009 e junho de 2010, o aumento dos furtos e roubos de veículos na região atendida pela 5.ª Seccional (Leste) foi o maior da cidade. No período, o número de furtos aumentou 54%.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.