José Patrício/AE
José Patrício/AE

Blecaute afeta 2,5 milhões de pessoas em São Paulo nesta tarde, diz governo

Zona sul foi a região mais afetada pela falta de luz, causada por uma falha na rede de transmissão

Gabriel Pinheiro, Estadão.com.br

08 Fevereiro 2011 | 17h07

SÃO PAULO - O blecaute que atingiu a capital paulista na tarde desta terça-feira, 8, afetou cerca de 2,5 milhões de pessoas, segundo estimativa da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo. O número é calculado sobre as 627 mil unidades consumidoras de energia elétrica em São Paulo.

 

Veja também:

linkAlckmin cobra esclarecimentos

 

A zona sul foi a região mais afetada pela falta de luz, causada por uma falha na subestação Bandeirantes da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep).

 

Segundo nota da empresa, às 15h11 houve uma ocorrência na subestação, na região sul da cidade. Um dos três transformadores de 345/88 kV apresentou falha, o que levou à atuação de seu sistema de proteção. Como consequência, desligaram-se os outros dois transformadores. Às 15h21, os equipamentos foram religados.

 

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão durou 24 minutos - a falha começou às 15h10 e a energia foi totalmente restabelecida às 15h34. 

 

Foram afetados os bairros do Brooklin, Itaim Bibi, Jabaquara, Vila Olímpia, Moema, Ibirapuera e região da Avenida Paulista. Parte da zona oeste, nos bairros de Vila Leopoldina, Perdizes e Pinheiros, também ficou às escuras.

 

Entre 16h40 e 16h45, de acordo com a Cteep, houve mais um desligamento no sistema, no "processo final de recomposição das cargas", o que interrompeu novamente o fornecimento para as zonas sul e oeste.

 

Transportes. O Aeroporto de Congonhas, na zona sul, registrou queda na energia das 15h12 às 15h25. Segundo a Infraero, porém, os voos não foram afetados. A circulação dos trens do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também não foi afetada.

 

As causas do desligamento do transformador estão sendo analisadas pela Cteep.

Mais conteúdo sobre:
falta de luz apagão

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.