Nilton Fukuda/Estadão
Nilton Fukuda/Estadão

Bexiga retoma tradição de bolo para aniversário de SP

Evento teve sua última edição em 2008, quando deixou de ter patrocínio; "ataque" foi substituído por distribuição organizada

Paula Felix, O Estado de S. Paulo

25 Janeiro 2017 | 15h38

SÃO PAULO - O tradicional bolo gigante para celebrar o aniversário de São Paulo voltou a ser feito no bairro do Bexiga, região central da capital. A última edição tinha sido realizada em 2008, um ano antes de o evento perder patrocinadores, e foi retomada nesta quarta-feira, 25, de forma mais contida: o conhecido "ataque" para pegar os pedaços foi substituído por uma distribuição organizada.

Uma das organizadoras do evento, a cineasta Thais Taverna, de 34 anos, diz que a ação uniu comerciantes, empresários e moradores do bairro.

"Foi um evento emocionante, porque a gente recebeu a comunidade em peso para doar. A gente cortou o bolo e serviu pedaço por pedaço. Todo mundo recebeu. Só não comeu quem chegou atrasado."

A retomada da festa teve como inspiração a forma como sua primeira edição foi feita, no ano de 1986. "A gente estava muito insatisfeito por não conseguir patrocínio e decidiu retomar a festa como ela começou. Batemos de porta em porta para pedir bolo e a resposta foi positiva."

Nesta edição, o bolo teve 150 metros. A meta era de que a metragem atingisse os 463 metros (um metro para cada ano que a cidade está celebrando), mas isso não tirou o brilho do evento. "Pessoas vieram de longe e mataram a saudade. Foi uma grande conquista." 

 

Mais conteúdo sobre:
SÃO PAULO Aniversário de São Paulo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.