Barra Funda vai aceitar bilhete metropolitano

O governo do Estado vai lançar hoje um projeto-piloto de integração entre o Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM) e as redes de Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A integração, por enquanto, vai valer apenas na Estação Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste, que atende os três sistemas.

BRUNO RIBEIRO, O Estado de S.Paulo

13 Dezembro 2011 | 03h04

O BOM é utilizado por passageiros dos ônibus intermunicipais operados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Com a integração, não será mais preciso que o usuário tenha o BOM e o bilhete único comum, único aceito atualmente no transporte sobre trilhos.

Mas a integração não é tarifária, como ocorre no bilhete único: o usuário pagará a tarifa completa tanto em ônibus intermunicipais (cuja passagem varia de linha para linha) quanto em trens e metrô. A vantagem é que todos os créditos estarão em um cartão só.

A proposta da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos é estender essa integração às demais estações, mas ainda não há data para isso. E a promessa de campanha da gestão Geraldo Alckmin, também sem data definida, é viabilizar um bilhete único metropolitano - um único cartão que seria aceito em todo o transporte público da Região Metropolitana.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.