Werther Santana/AE
Werther Santana/AE

Baixa umidade do ar pode colocar SP em estado de atenção neste sábado

Segundo o CGE, índice de umidade oscila entre 40% e 45% na manhã de hoje

João Paulo Carvalho - Central de Notícias,

16 Julho 2011 | 11h36

SÃO PAULO - A cidade de São Paulo continua sofrendo com o tempo seco neste sábado, 16. Às 11h, a umidade relativa do ar estava entre 40% e 45%, o que, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), está bastante abaixo do normal. Se o número baixar ainda mais, São Paulo poderá entrar novamente em estado de atenção, como aconteceu na tarde desta sexta-feira, 15. A qualidade do ar atingiu 30%. Quando a umidade fica entre 12% e 20% é decretado estado de alerta.

 

As regiões da cidade que mais sofrem com a baixa umidade, neste sábado, são os bairros de Cidade Ademar (43%) e M'boi mirim (42%). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível recomendável para a saúde humano é acima de 60%. Nessas circunstâncias, de acordo com o CGE, é recomendável evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 horas e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve continuar seco no fim de semana, melhorando apenas na segunda-feira, 18. Há 12 dias não chove na capital paulista. Segundo o CGE, a última chuva foi registrada em 4 de julho.

 

Mais conteúdo sobre:
climaumidade do arsol

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.