Bairro de RR é o que mais cresce

Quando chegou ao bairro Aeroporto, em Boa Vista (RR), há 23 anos, a roraimense Cassilda Pereira Lima, de 83, encontrou apenas três casebres de madeira em meio à vegetação nativa. Hoje ela vive cercada por vizinhos e na sua rua não há mais terrenos vazios. O bairro está entre os dez que mais registraram crescimento populacional no País na última década. Passou de 88 moradores a 3.348, aumento de 3.704,55%, segundo os dados do IBGE.

Loide Gomes, O Estado de S.Paulo

02 Julho 2011 | 00h00

A explosão é reflexo da instalação da Universidade Federal de Roraima nas proximidades, diz o chefe do escritório local do IBGE, Vicente de Paulo Joaquim. "A universidade valorizou o bairro e acelerou a urbanização."

Localizado na região central da capital roraimense, o bairro onde está encravado o Aeroporto Internacional de Boa Vista, de onde vem o nome, e abriga várias vilas com apartamentos para uma pessoa, alugados principalmente para universitários.

Moradores dizem que o lugar é tranquilo, mas reclamam da falta de estrutura. As ruas são asfaltadas, mas sem esgoto. O sistema de drenagem também é falho. Além disso, há muito mato nas calçadas e, em contraste com a universidade, não há escolas para crianças.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.