Google Street View
Google Street View

Avião de pequeno porte cai na região da Serra da Cantareira e deixa 1 pessoa morta

Corpo de Bombeiros afirma que as buscas permaneceram no local da queda até as 14h45, mas 'infelizmente não foram localizados sobreviventes'; aeronave é um bimotor, modelo King Air C90GT, de matrícula PP-BSS

Renata Okumura, O Estado de S.Paulo

02 de dezembro de 2019 | 09h56
Atualizado 02 de dezembro de 2019 | 16h13

SÃO PAULO - Uma pessoa morreu na queda de uma aeronave de pequeno porte na área de mata da Estrada Santa Inês, altura do número 10, na região da Serra da Cantareira, na divisa com Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo, na manhã desta segunda-feira, 2. O corpo da vítima foi localizado perto do avião, levado para o Instituto Médico Legal (IML), mas a identidade dela ainda não foi revelada. 

O Corpo de Bombeiros afirma que as buscas permaneceram no local da queda até as 14h45, mas "infelizmente não foram localizados sobreviventes, apenas despojos mortais". A corporação foi acionada após a Aeronáutica perder o sinal do avião. A caixa-preta foi localizada, durante as buscas por sobreviventes.

A aeronave é um bimotor, modelo King Air C90GT, de matrícula PP-BSS. Ainda de acordo com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia e com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido.

A aeronave  saiu de Jundiaí, interior de SP, com destino ao aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital paulista, conforme informou o Corpo de Bombeiros. 

A ocorrência foi registrada às 9h22. O motivo da queda está sendo investigado.

A Aeronáutica disse que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), da região de Santana, estão se deslocando para realizar a ação inicial da ocorrência. 

"Fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos", disse a Aeronáutica.

A investigação está sendo realizada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) com o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.

O caso foi registrado no DP 38 (Vila Nova Cachoeirinha).

Informações da aeronave:

Matrícula: PP-BSS

Proprietário: Setímio de Oliveira Sala

Fabricante: Hawker Beechcraft 

Ano de Fabricação: 2007

Modelo: C90GT

Número de Série: LJ-1839

Classe da Aeronave: Pouso Convencional 2 motores turboélice 

Número máximo de passageiros: 7

Categoria de registro: Privada - Serviços Aéreos Privados

Status da Operação: Operação negada para táxi aéreo

Situação no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB):

Data da Compra/Transferência: 08/12/17

Data de Validade do CA: 17/05/24

Data de Validade da IAM: 18/06/20

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.