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Atraso de linha frustra novos vizinhos

Eles se mudaram para bairros como Campo Belo contando com novas estações a partir de 2010

Por Marcio Pinho
Atualização:

O consultor em marketing Gustavo Reis, de 31 anos, comprou em 2009 um apartamento em construção em Moema esperando mudar em alguns anos e ter à disposição a Linha 5-Lilás do Metrô, projetada para a região. Dois anos depois, ele já mora no prédio recém erguido e projeta uns "bons anos de trânsito pela frente", porque o Metrô não acompanhou sua mudança. Ele é apenas um dos moradores atraídos nos últimos anos pelo boom imobiliário nos bairros por onde passará a Linha 5-Lilás e se diz frustrado com os seguidos atrasos e mudanças de prazo. A expansão da linha, entre o Largo Treze e a Chácara Klabin, vai atrasar pelo menos três anos. Em vez de 2012, como já havia sido previsto, a entrega também já foi anunciada para 2013 e 2014. Agora, está programada para 2015.Um dos entraves foi a paralisação da licitação, desde outubro, por suspeita de conluio entre as empresas participantes. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou anteontem a retomada do processo.A linha foi usada amplamente pelas construtoras e imobiliárias para chamar compradores para seus lançamentos em Santo Amaro, Brooklin, Moema e Campo Belo. Neste último bairro, 53 condomínios foram lançados desde 2001. Estações como Adolfo Pinheiro e Brooklin-Campo Belo já deveriam estar funcionando. A primeira agora deve sair em 2013 e a segunda, em 2015. A primeira fase da linha, do Capão Redondo ao Largo Treze, foi entregue em 2002. O novo trecho, até a Chácara Klabin, vai ligar o ramal às Linhas 1-Azul e 2-Verde.Era essa interligação que Reis esperava. Ele morava no ABC e trabalha ao lado da Estação Vergueiro, na Linha 1-Azul. "Levava 50 minutos e hoje pouco mudou. A Avenida Ibirapuera é péssima", diz ele, que rejeitou outros bairros por causa do metrô. "Ainda vou ter de tirar o carro da garagem por bastante tempo."A frustração é a mesma do empresário César Augusto Moysés, de 41 anos, que comprou um apartamento em um prédio novo no Brooklin, a três quadras de onde será a Estação Água Espraiada. "Gostaria pelo menos de ir um dia ou outro para meu trabalho no Paraíso sem pegar trânsito. Esse atraso é frustrante." Mas ele está animado com a retomada da licitação. "Agora vai sair."Para Valéria Corrêa, diretora da Plazza Brasil Imóveis, o metrô valorizou os imóveis no entorno. "São moradores que têm filhos que estudam, prestadores de serviço que moram longe." Em Moema, há condomínio com oito vagas na garagem.O apartamento de três dormitórios no Campo Belo subiu 358% nos últimos dez anos, segundo a Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio (Embraesp) - quase o dobro de pontos porcentuais da média da cidade, de 187%. O preço médio desse tipo de imóvel entre 2009 e 2011 foi de R$ 706 mil. Audiências. O Metrô afirma que a extensão da Linha 5-Lilás começou em 2010, porque só então o governo do Estado e o Metrô conseguiram recursos. Tiveram de ser superados impedimentos de ordem burocrática, como licenças ambientais, audiências públicas e processo de concorrência - segundo o Metrô, "etapas que demandam tempo."

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