Ator da Globo cai em golpe e tem Twitter invadido

José de Abreu forneceu dados para uma página falsa que prometia mostrar quem tinha visitado o perfil dele

ARTUR RODRIGUES, O Estado de S.Paulo

31 de maio de 2012 | 03h13

Um golpe, que tem roubado perfis do Twitter, teve como vítima o ator José de Abreu, atualmente na novela Avenida Brasil, da TV Globo. A ONG SaferNet Brasil informa que a fraude é feita por meio do site twittermass.net.

"A página promete aos usuários que mostrará quem visitou o seu perfil", afirma a SaferNet Brasil, em seu perfil no Twitter. No entanto, depois que o usuário fornece senha e login, o criminoso altera os dados, impedindo que o verdadeiro dono acesse a conta.

O ator contou ao portal G1 que sentiu os primeiros problemas anteontem. Ele afirma que não conseguia mais acessar seu perfil no Twitter (@jose_de_abreu). "A conta foi invadida mesmo, mas já consegui recuperar. Tive de enviar um e-mail para o Twitter", disse o ator ao site.

Notificação. A ONG SaferNet notificou o provedor do site usado na fraude, que é brasileiro. No entanto, de acordo com a organização, o provedor respondeu que só vai tirar o site do ar após a apresentação de uma ordem judicial. "Então, quem se sentir lesado, que processe (o provedor)", conclui o perfil da SaferNet no Twitter.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro também foi avisada sobre o problema. De acordo com a entidade, o golpe está se espalhando rapidamente pela rede.

A organização aconselha a quem cair no golpe a fazer um boletim de ocorrência.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.