Argentinos lideram ranking de multa a motoristas estrangeiros em SC

Estado, o segundo no Brasil a aplicar a medida, começou a autuar condutores de outros países em dezembro

O Estado de S.Paulo

08 Janeiro 2013 | 02h02

A polícia de Santa Catarina já multou 53 motoristas estrangeiros desde 20 de dezembro. Os argentinos lideram o ranking dos mais multados, seguidos pelos paraguaios, uruguaios e bolivianos.

Desde 17 de dezembro as polícias de Santa Catarina estão notificando motoristas estrangeiros que cometem infrações de trânsito. Os veículos flagrados só poderão deixar o Brasil após o pagamento de multa. 

O transporte de cargas também é fiscalizado. O sistema de multas para estrangeiros é muito parecido com o processo de notificação para os brasileiros. O policial lavra o auto da infração e encaminha para o órgão de origem para que a multa seja lançada no sistema do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC). Antes, os agentes de trânsito não multavam os veículos porque não era possível incluir a infração no sistema.

Depois que o auto de infração entra na rede, é gerada uma guia para ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou correspondente bancário. Santa Catarina é o segundo Estado a aplicar essa medida. O Rio Grande do Sul já adota o sistema.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.